segunda-feira, 6 de abril de 2009

A problemática do eu te amo

aTodos falam de amor você percebeu isso? Você já parou pra pensar o que é amor pra essas pessoas? Será que se ama realmente alguém em tão pouco tempo? Cão que ladra, não morde! Eu acho que dizer "eu te amo" é algo tão íntimo que quando a gente sente isso temos vergonha de dizer e a pessoa amada é a última a saber. "eu te amo" em duas semanas ou um mês soa muito fora da realidade. Coisa de adolescente, coisa do momento onde um mês parece um ano. Uma loucura parar pra pensar o pensamento dos outros! Mas é assim mesmo quando acontece com consentimento mútuo...

Como saber quem está enganando quem? As pessoas não querem mais "amor". Elas gostam mesmo é da sensação de que alguém gosta delas por medo de solidão. É só a gente deitar antes de dormir e parar pra pensar o quanto a gente é só. A gente é pela gente mesmo e mais ninguém...

Daí a necessidade de ter alguém gostando da gente. Aí a pessoa diz "eu te amo" como se fosse a colinha que vai manter a outra por perto, mas a "colinha" não dá certo e vem a sensação de perda e a necessidade de encontrar o ato falho. Aí a culpa é sempre do outro e depois vem a conversa e promessas...

As pessoas prometem tanto... As pessoas querem tanto! Até o que é imaterial... Elas consomem sentimentos, respiram "eu te amos". Você pode se sentir culpado, mas você na verdade ainda está mais forte que eles e pra você só vai servir uma pessoa que seja como você. Uma pessoa que não peça amor, uma pessoa que não diga "eu te amo".

Na verdade o "eu te amo" não existe! É uma frase de cartão de dia dos namorados que caiu na boca do povo. O "eu te amo" é uma surpresa e você vai ver!
;]


Este texto foi escrito via messenger durante uma conversa que tive em 2006 com o Fred (meu ex). Nós falávamos sobre amor e ele tentava me consolar e mostrar a visão dele sobre o assunto. No final reli tudo e tirei as partes em que eu falava e o resultado foi esse: um texto maravilhoso! De todos os que já li sobre o assunto, considero este o mais expressivo e o mais sincero, sem muita magia e metáforas para tentar mostrar uma visão lúdica sobre o que é o amor. Amar é bom, estar apaixonado é ótimo, mas nem tudo são flores e existem os prós e os contras. Não que eu queira, por hora, enxergar apenas o lado ruim da coisa, não é isso! Mas é preciso refletir sobre os dois lados, isso sempre! O que é o amor para você?

*Ouvindo: Vinícius, Maria Bethânia e Toquinho (gravado ao vivo numa rádio) - É de Manhã (sublime)
Letra: Caetano Veloso

7 comentários:

Frederico Blahnik disse...

Se vc não tivesse me dito que a gente um dia teve essa conversa eu nunca iria associar esse texto a minha pessoa... tu é um gênio mesmo... tu vê as entrelinhas como ninguém.

Um abraço (do ex) pra tu!
Sábado a gente se vê!

;-)

Paulo Victor disse...

Algo meio distante.
Mas não irreal. Com pouco nexo.
hoje em dia, com esse advento virtual do orkut e do msn, as coisas reais sumiram.
não mais as vejo.
as ações se maquinarizaram e as coisas se transformaram.
mas esse é um dos conceitos da vida: as coisas mudam.
mas o sentimento continua soberano.
e não há nada que mude isso.
nem mesmo o céu, nem mesmo o mar.
talvez por isso me prenda tanto ao passado.
dizem que não é coisa boa.
que não dá certo.
mas porque não se quando o AMOR
ainda reinava as coisas eram tão melhores?

Mayara Montenegro disse...

Concordo tanto. Quando é fácil, não é amor. Amor dói. E eu te amar sinceramente é raro, íntimo e normalmente não verbal.

Filomedusa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Irlla Narel disse...

"As pessoas prometem tanto... As pessoas querem tanto! Até o que é imaterial... Elas consomem sentimentos, respiram "eu te amos"."

Assim como algumas querem tanto ser felizes com a infelicidade dos outros...e querem tanto o sentimento, a felicidade, e até os falsos "eu te amos" que mesmo falsos nunca serão seus. Não sei, tem coisa que parece de gente mal amada.

Clara Campelo disse...

É uma boa forma de pensar. Realmente dizer eu te amo é mais difícil quando é verdadeiro. Talvez pela insegurança de não saber do sentimento da outra pessoa.
Mas a verdad é q assim como essas palavras tudo TUDO é inventado pra q nos sintamos melhor. A gnt sempre busca o conforto, o bem estar, o acômodo... Com o amor não podia ser diferente! Tentamos conquistá-lo as vezes como qlqr outra coisa do mundo ou até o amor de qlqr pessoa só para nos suprir alguma falta.
Sei lá... a cognição das pessoas é sempre muito fácil e muito dificil de se compreender.

Anônimo disse...

Tenho tanto medo de o Amor e a Felicidade serem inalcançálveis, serem fruto de uma fértil imaginação.